A renomada atriz Diane Keaton, laureada com o Oscar de Melhor Atriz por sua atuação memorável em “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa” (1977), faleceu neste sábado, aos 79 anos. A notícia foi confirmada. Detalhes sobre a causa da morte não foram divulgados, e um porta-voz da família solicitou privacidade neste momento de luto.
Nascida Diane Hall em 5 de janeiro de 1946, na Califórnia, Keaton manifestou interesse pelas artes cênicas desde a juventude, participando ativamente de peças teatrais durante o período escolar. Na década de 1960, iniciou um curso de artes, mas interrompeu seus estudos para perseguir a carreira de atriz em Nova York. Foi nessa época que adotou o nome artístico Diane Keaton, em homenagem ao sobrenome de solteira de sua mãe, já que existia uma atriz registrada com seu nome de batismo.
Sua estreia na Broadway ocorreu em 1968, no musical “Hair”, onde interpretou a personagem Sheila. No ano seguinte, recebeu uma indicação ao prêmio Tony por seu trabalho em “Play It Again, Sam”, peça que marcou o início de sua colaboração com o diretor Woody Allen, com quem trabalhou em diversos filmes ao longo de sua carreira. No cinema, Keaton brilhou em produções como “Sonhos de um Sedutor” (1972), “O Dorminhoco” (1973), “A Última Noite de Boris Grushenko” (1975), “Manhattan” (1979) e “Um Misterioso Assassinato em Manhattan” (1993).
Entretanto, seu maior sucesso veio com o papel de Annie Hall, no filme homônimo dirigido por Woody Allen, que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz em 1978. A personagem se tornou um ícone cultural e consolidou Diane Keaton como uma das atrizes mais importantes de sua geração.
Fonte: jovempan.com.br