A semana promete ser movimentada no cenário econômico global, com indicadores importantes da China, o Livro Bege nos Estados Unidos e a temporada de balanços corporativos no centro das atenções.
No Brasil, investidores aguardam a divulgação do Boletim Focus na segunda-feira, que trará as projeções do mercado para inflação, Produto Interno Bruto (PIB), câmbio e taxa Selic. Na terça-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará os dados de crescimento do setor de serviços referentes a agosto, com expectativa de desaceleração. A quarta-feira reserva os números do varejo também de agosto, com previsão de leve retração, além do fluxo cambial semanal. Já na quinta-feira, o Banco Central apresentará o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do PIB, com estimativa de uma leve contração de 0,5% no mês. Para fechar a agenda local, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgará o IGP-10 de outubro na sexta-feira, com a expectativa de manutenção do cenário de inflação controlada.
Nos Estados Unidos, a paralisação parcial do governo continua impactando a divulgação de dados econômicos. O Escritório de Estatísticas do Trabalho informou que o relatório de inflação ao consumidor de setembro será publicado em 24 de outubro. No entanto, a apresentação do Livro Bege, com as perspectivas e projeções do Federal Reserve (Fed) sobre a economia americana, segue programada. Uma série de discursos de dirigentes do Fed, incluindo Jerome Powell, deve influenciar a leitura sobre a política monetária americana.
A temporada de balanços das empresas americanas ganha força, com a divulgação dos resultados de JPMorgan, J&J, Goldman Sachs e BlackRock na terça-feira. Bank of America e Morgan Stanley apresentarão seus números no dia seguinte.
Na Europa, a inflação de setembro e os pronunciamentos de Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), serão monitorados de perto. Na China, os números de comércio e crédito devem oferecer novos sinais sobre a recuperação da economia.