O lançamento dos livros infantis de Lázaro Ramos em Portugal se transformou em um evento memorável no último sábado (4). A Livraria da Travessa, em Lisboa, ficou lotada durante a conversa com o ator, escritor e cineasta, atraindo um grande número de fãs. A quantidade de pessoas foi tão grande que a sessão de autógrafos precisou ser transferida para a rua. “A decisão foi fazer os autógrafos na rua, porque é tanta gente que não deu para fazer na livraria. Que coisa linda!”, comemorou Ramos.
O público compareceu em massa para prestigiar o lançamento, que incluiu títulos como “Caixa Mágica” e “Sinto o Que Sinto”. Para Lázaro Ramos, seus livros representam a vivência de sua negritude. “Não tinham livros em que o protagonista parecia comigo… Durante muito tempo, achei que minha escrita não tinha valor, que o que eu pensava não importava, então eu escrevia e não mostrava para ninguém.”
A trajetória de Ramos na literatura infantil começou em uma noite de insônia, quando decidiu escrever a peça de teatro “Paparutas”, que marcou sua estreia no espetáculo infantil em 2016. Anos depois, em 2021, lançou seu primeiro livro, “Edith e a Velha Sentada”.
O autor expressou sua gratidão pela presença do público, com um agradecimento especial às crianças: “As crianças são meu motivo de ter começado a escrever, porque sempre convivi com crianças e acho maravilhoso conversar com vocês, acho a cabeça de vocês incrível. Vocês são criativas, e merecem ver livros que tenham a cara de vocês.”