O Rio de Janeiro se prepara para receber a 27ª edição do Festival Internacional de Cinema do Rio, com início nesta quinta-feira e duração até o dia 12 de outubro. O evento exibirá um total de 298 filmes, incluindo curtas e longas-metragens nacionais e internacionais, em diversas salas de cinema da cidade.
A mostra Première Brasil, tradicional vitrine do cinema nacional, apresentará 124 títulos, abrangendo curtas, médias e longas-metragens. Deste total, 48 participarão das mostras competitivas, concorrendo ao Troféu Redentor nas categorias de ficção, documentário e novos rumos. “O Agente Secreto”, representante do Brasil na disputa pelo Oscar 2025, terá exibição especial hors concours.
Na competição de ficção da Première Brasil, destacam-se títulos como “SalveRosa”, novo drama de Susanna Lira com Klara Castanho, o suspense erótico “Ato Noturno” e o romance “Ruas da Glória”. Na categoria de documentários, Tainá Müller e Ísis Broken apresentam “Apolo”, que narra a história da gestação de um casal transgênero, enquanto Natasha Neri e Gizele Martins exibem “Cheiro de Diesel”, sobre a militarização das favelas cariocas durante eventos esportivos da última década.
O Festival do Rio também exibirá produções internacionais aclamadas em festivais ao redor do mundo, algumas consideradas fortes candidatas às principais categorias do Oscar 2026.
A programação inclui 14 longas pré-selecionados por seus países para a disputa de melhor filme internacional. Entre os títulos de destaque, estão “Valor Sentimental”, do norueguês Joachim Trier, e o tunisiano “A Voz de Hind Rajab”, aplaudido por mais de 20 minutos no Festival de Veneza. O festival também apresentará o novo filme do húngaro László Nemes, “Órfão”, e o chileno “O Olhar Misterioso do Flamingo”, vencedor da mostra Un Certain Regard em Cannes.
Outros filmes aguardados são “A Cronologia da Água”, estreia de Kristen Stewart na direção, “Alpha”, terror corporal de Julia Ducournau, “Balada de um Jogador”, de Edward Berger, e “The Mastermind”, de Kelly Reichardt. “Morra, Amor!”, com Jennifer Lawrence e Robert Pattinson, “Se Eu Tivesse Pernas, Eu Te Chutaria”, que rendeu a Rose Byrne o Urso de Prata de melhor atriz em Berlim, e “La Grazia”, do italiano Paolo Sorrentino, também figuram entre os destaques do evento.
A atriz francesa Juliette Binoche estará presente para apresentar “In-I in Motion”, seu primeiro trabalho como diretora. Bill Kramer, CEO da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, também participará do festival.
A sessão de abertura, no Cine Odeon, apresentará “Depois da Caçada”, o novo drama de Luca Guadagnino com Julia Roberts, Ayo Edebiri e Andrew Garfield. O encerramento será com “Hamnet: A Vida Antes de Hamlet”, drama histórico de Chloé Zhao.
Além das sessões pagas, o festival oferecerá exibições gratuitas em centros culturais, museus e complexos do circuito Estação. A programação completa está disponível no oficial do Festival do Rio.
Fonte: jovempan.com.br